O Sistema Solar de brinquedo está disponível no Brasil há apenas duas semanas mas já é uma referência sustentável. Além de ser movido à energia solar, o produto deve ser montado e pintado pela criança, incentivando o desenvolvimento educacional.

Segundo Mariana Oliveira, manager da loja virtual Supersoniko, que comercializa o produto, brinquedos sustentáveis e montáveis, o design é um dos aspectos que mais chamam a atenção das crianças em um brinquedo. E depois de ser cativada, está muito mais disposta a absorver a experiência.

Brinquedo infantil planetário solar
O brinquedo é movido com energia solar, evitando o uso de pilhas ou energia elétrica. (Foto: Divulgação)

“Esse brinquedo não vem pronto. Ele é um kit que a criança deve montar. Portanto, o aprendizado começa aí. A criança coloca junto o as rodas, o corpo , o motor e a plaquinha de energia solar. Depois de montado, quando a luz do sol incide na placa (ou se aproxima uma lâmpada incandescente) o brinquedo funciona. E para a criança, o segredo da “mágica” está revelado: existe uma energia que vem do sol, que move o meu brinquedo e que é limpa e grátis. Eu acho que é uma lição para sempre. E, claro, ainda é divertida”, comenta Mariana.

O brinquedo foi fabricado por dois engenheiros norte-americanos. Mariana fala também que ainda é difícil encontrar produtos com essas características no mercado brasileiro.

Outro aspecto importante é que apresentar produtos sustentáveis para as crianças faz com que elas se tornem adultos mais inclinados a procurar e comprar produtos com essas características.